Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Assembleia Universitária em Homenagem aos 50 Anos de Esam-Ufersa

Reconhecimento 1 de dezembro de 2017. Visualizações: 1736. Última modificação: 07/12/2017 11:06:43

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba se apresentou em Mossoró em alusão às comemorações dos 50 Anos da ESAM-Ufersa | Foto: Eduardo Mendonça /Assecom/Ufersa

Ao longo deste ano, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido esteve envolvida nas comemorações alusivas aos 50 anos da instituição, criada em 1967 como Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM e, em 2005, transformada em Universidade Federal. Setores, unidades acadêmicas e diversas ações e campanhas promoveram e contribuíram para a festividade da data, que chega a dezembro com um dos momentos mais importantes do calendário comemorativo: Assembleia Universitária em Homenagem aos 50 Anos de ESAM-Ufersa, próximo dia 7, às 19h, no Expocenter.

Na ocasião, serão conferidas honrarias a profissionais que se destacaram na sua trajetória dedicada à Instituição. A professora Celicina Azevedo recebe a Medalha Professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia; o professor Fernando Gomes de Albuquerque será agraciado com o título de Professor Emérito e a contadora Alvanete Freire Pereira receberá o diploma de Mérito Administrativo. Na programação também serão entregues as medalhas aos Servidores Destaques do ano de 2017.

Na programação da noite, será exibido um vídeo-documentário comemorativo, uma homenagem aos servidores docentes e técnicos-administrativos que já faleceram e ainda contará com a apresentação cultural do Núcleo de Ensino de Música da Ufersa.

História

Reprodução do Decreto 003/67, da Prefeitura Municipal de Mossoró, que cria a ESAM. | Imagem ilustrativa com reprodução do Acervo Ufersa

Criada oficialmente em abril de 1967, a ESAM foi inaugurada no dia 22 de dezembro do mesmo ano. Dois anos depois passa a incorporar a Rede Federal de Ensino Superior na condição de autarquia em regime especial. O curso de Agronomia foi o primeiro autorizado a funcionar, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968 e, em seguida, Medicina Veterinária, criado em 1994.

Em abril de 1967, a Prefeitura Municipal de Mossoró publicara o Decreto assinado pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza criando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. O ato é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – INDA, à época, presidido pelo mossoroense Dix-huit Rosado Maia.

Trinta e oito anos depois, em agosto de 2005, a ESAM é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, hoje, se consolida como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. São mais de 40 cursos de graduação – presencial e à distância – distribuídos em Mossoró (Campus Sede), Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.