Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto de Robótica Educacional é premiado em torneio estadual

Estudante, Extensão 22 de novembro de 2017. Visualizações: 2007. Última modificação: 22/11/2017 09:40:50

Equipe Trooper Bots premiada na First Lego League (FLL)| Foto: Cedida.

Os integrantes do Projeto de Ensino através da Robótica Educacional (PENSARE) da Ufersa tiveram mais uma participação premiada na First Lego League (FLL), um Torneio de Robótica promovido pelo Sesi/RN, realizado neste ano nos dias 17 e 18 de novembro em Natal. O projeto PENSARE, coordenado pelo professor Sílvio Fernandes, é uma iniciativa que envolve docentes e discentes do Campus Sede da Ufersa que visa promover e divulgar atividades que envolvam raciocínio e lógica de programação por meio de projetos de extensão da Universidade e parcerias com Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. Nessa parceria, alunos da Ufersa atuam como monitores dos alunos das escolas municiais do ensino fundamental em Mossoró.

A Equipe Trooper Bots, formada pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia Alfredo Lopes, Edel Mary, Crisnara de Araújo e Laura Rodrigues, como técnicos, e por alunos das escolas municipais de Mossoró Duarte Filho, José Benjamin, Joaquim Felício de Moura e do Rotary, conquistou o prêmio “Contra todas as adversidades”. Além da equipe vencedora, a PENSARE enviou a Equipe Yellow Submarine, formada por alunos da Escola Municipal Rotary e os alunos de graduação e técnicos Igo Joctan e Isabelle Pereira.

As pesquisas foram desenvolvidas com recursos do Projeto de Extensão “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró” provenientes do edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Ufersa com o qual o grupo adquiriu kits mais moderno (EV3) e cumpriu diversas missões da competição apresentando projetos de pesquisa cujo tema era Hydro Dynamics ou recursos hídricos. Os projetos também tiveram apoio do SESI/RN que doou o kit (tapete) usado na competição por meio de Juliano Fernandes Martins e Anderson Vieira Melo da Silva, do corpo gerencial do SESI/RN. Na mesma competição, os alunos também apresentaram os projetos de pesquisa “S.A.I – Sistema Automatizado de irrigação” e “Reutilização da água descartada nas centrais de ar-condicionado”.

Equipe Trooper Bots premiada na First Lego League (FLL)| Foto: Cedida.
Equipe Trooper Bots premiada na First Lego League (FLL)| Foto: Cedida.
Equipe Trooper Bots premiada na First Lego League (FLL)| Foto: Cedida.
Equipe Yellow Submarine premiada na First Lego League (FLL)| Foto: Cedida.