Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em Mossoró, Ufersa conclui ciclo de colações de grau dos formandos de 2017.1

Estudante 10 de novembro de 2017. Visualizações: 3519. Última modificação: 14/11/2017 16:55:33

Solenidade de colação de grau do semestre 2017.1 na Ufersa Mossoró |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A noite desta quinta-feira, 9 de novembro, foi de alegria e realização para os concluintes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do campus de Mossoró que colaram grau nos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Integral, Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Noturno, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharia de Energia, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Matemática, Medicina Veterinária e Zootecnia. A solenidade, presidida pelo Reitor José de Arimatea de Matos, encerrou o ciclo de colações de grau após cerimônias nos campi da Ufersa em Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas, formando ao todo nos 4 campi da Universidade 535 novos profissionais para o mercado de trabalho. O evento contou com a presença de familiares, padrinhos, madrinhas, amigos e professores dos formandos, bem como de servidores técnicos-administrativos e autoridades acadêmicas que lotaram o Centro de Exposições de Mossoró Eneás Negreiros, o Expocenter.

Após a abertura oficial da cerimônia pelo Reitor, os formandos de cada curso foram apresentados pelo professor Rodrigo Nogueira de Codes, Pró-Reitor de Graduação da Ufersa durante o cortejo de entrada. Logo em seguida, a formanda Syulânia Vilar Guerra, do curso de Engenharia Química, prestou o Juramento Solene em nome de todos os discentes. Nele, os formandos com o braço direito estendido prometeram em coro: “consagrar o melhor do espírito e o máximo de energias ao desenvolvimento da humanidade, para promover o bem-estar e a evolução da sociedade”. O Juramento foi seguido por um dos momentos mais solenes da cerimônia: a outorga do grau acadêmico aos formandos pelo Reitor. Esse ato confere o título aos concluintes sendo a confirmação que eles completaram todos os requisitos exigidos para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior.

Oradora oficial das turmas, Maria Taynara Ferreira, concluinte do curso de Direito|Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

“O dia de hoje é mais do que uma simples formatura ou a conclusão de uma etapa importante em nossas vidas. Marca a história de todos os momentos construídos no seio da Ufersa, com nossas angústias, nossas falhas, acertos e erros, junto aos nossos amigos e amigas, no caminhar diário de um sonho. Estar hoje nesta cerimônia nos mostra que, em tempos tão difíceis, ainda podemos acreditar ser possível cultivar um sonho e vê-lo dar frutos”, discursou a oradora oficial das turmas, Maria Taynara Ferreira, concluinte do curso de Direito, ao relembrar os desafios ultrapassados para alcançar o almejado sonho da formatura. A concluinte ainda agradeceu aos pais, familiares, amigos, aos professores e a Ufersa, pela estrutura proporcionada que contribuiu para a sua formação acadêmica. “A Universidade Federal Rural do Semi-árido foi durante todos os anos de nossas formações mais que uma escola, mas um verdadeiro lar”, afirmou a formanda.

Professora Celicina Maria da Silveira Borges de Azevedo, paraninfa das turmas do semestre 2017.1 em Mossoró | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

PARANINFA – A professora Celicina Maria da Silveira Borges de Azevedo, paraninfa geral das turmas, destacou a importância desses novos profissionais que agora podem beneficiar a sociedade com o que foi vivenciado durante os anos de graduação. “O que o mundo espera de cada um de nós? Como podemos usar as habilidades da nossa mente científica para ajudar a construir um mundo melhor? Como nos tornar pessoas mais sábias? O primeiro passo é lembrarmos que a sabedoria não é conhecimento, mas reside no uso que fazemos do conhecimento. Portanto, minha mensagem de hoje é: faça um bom uso de todo o conhecimento que você construiu nesta excelente universidade para que possa ajudar cada vez mais pessoas a terem uma vida digna, sem nunca esquecer do ser humano. Parabéns a todos!”. Conheça mais sobre a trajetória acadêmica da professora e pesquisadora Celicina Borges de Azevedo.

LAUREADOS – Os discentes que se destacaram pelo desempenho acadêmico em seus respectivos cursos receberam das mãos do Magnífico Reitor e da Paraninfa das turmas uma comenda em reconhecimento pelo excelente aproveitamento durante a graduação. Os alunos laureados foram: Suzana Virginia da Costa Régis (Administração), Mariana Macêdo de Souza (Agronomia), Elias Silva Gallina (Biotecnologia), Valmir Pereira Bezerra Júnior (Ciência e Tecnologia Integral), Raimundo Leirton Freitas Maia (Ciência e Tecnologia Noturno), Flaviana Silva de Freitas (Ciências Contábeis), George Lucas Souza Diógenes (Direito), Jonatha Marcelino de Lima (Engenharia Civil), Ricardo Hugo Nunes Medeiros Filho (Engenharia Mecânica), Aline Estavam Carvalho (Engenharia Química) e Paulo Mateus Alves Lopes (Medicina Veterinária).

Momento da Outorga do Grau durante Solenidade de colação de grau do semestre 2017.1 na Ufersa Mossoró |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

HOMENAGENS – Após o momento de reconhecimento do desempenho discente, agora foi a vez dos formandos prestarem homenagens aos pais com discursos emocionados. A concluinte Micaele Fernandes de Paiva, do curso de Ciências Contábeis falou aos pais presentes. “Hoje, nossos corações são plena gratidão, mas mãe, pai, a vocês que nos concederam a vida, nos deram condições para caminhar, apoio para sonhar, um “obrigado” nunca será suficiente. Nossa caminho até aqui não foi fácil, as lutas foram árduas e enfrentamos grandes batalhas, porém tínhamos vocês para nos dar forças”. A formanda Joaquina Lidiane Nascimento, do curso de Administração, por sua vez, prestou homenagem aos pais ausentes. “Vontade de abraçar. Talvez seja essa a vontade mais urgente que sentimos hoje. Nossos pais quando partiram deixaram em nós parte de si. Muito mais do que uma herança genética, nos deixaram ensinamentos. Durante suas vidas, nos amaram e se dedicaram a nós, e estiveram ao nosso lado nos bons e maus momentos. E apesar da ausência física desses que tão precocemente nos deixaram, existe a certeza de uma presença inexplicável. Presença que nos acompanha desde o momento que se foram. Presença certa durante toda a nossa trajetória na universidade e também fora dela.”

Professor José de Arimatea de Matos, Reitor da Ufersa, durante Colação de Grau do semestre 2017.1 em Mossoró | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

FELICITAÇÕES – Ao falar aos presentes, o Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, parabenizou os formandos e familiares pelo momento especial e falou sobre o crescimento da Ufersa, visto que, no semestre 2017.1 a Universidade formou nos seus 4 campi o total de 535 novos profissionais para o mercado de trabalho, número esse que há 12 anos, data de criação da Ufersa, representava 50% dos alunos da Instituição.

O Reitor também ressaltou a excelente qualidade da formação dos concluintes dos cursos da Ufersa. “Quando ingressaram nessa universidade vocês passaram a ter um novo sobrenome, o sobrenome Ufersa, a melhor universidade do interior do Norte/Nordeste e a quinta universidade do Norte/Nordeste. Vocês são vencedores, mas a caminhada não terminou, de cabeça erguida enfrentem as próximas dificuldades que virão, lutem, estejam no caminho do bem, se coloquem em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, sejam éticos e se doem para um mundo melhor.”

Além do Reitor José de Arimatea e da Paraninfa geral das turmas, professora Celicina Maria da Silveira Borges de Azevedo, estiveram na mesa de honra o professor Rodrigo Nogueira de Codes, pró-reitor de Graduação; o professor Jailton Barbosa dos Santos, diretor do Campus Mossoró do IFRN; o professor Rafael Castelo Guedes Martins, diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais; a professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas; o professor Alan Martins de Oliveira, diretor do Centro de Engenharias; o professor Rodrigo Silva da Costa, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; os diretores dos campi da Ufersa professor Araken de Medeiros Santos (Angicos), Daniel Freitas Freire Martins (Caraúbas) e Ricardo Paulo Fonseca (Pau dos Ferros); o professor Wendson Dantas de Araújo Medeiros e Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação da UERN, representando o Reitor da UERN, professor Pedro Fernandes; e a professora Érika Fernandes Benjamin, Diretora Acadêmica da Faculdade Diocesana de Mossoró.