Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Equipe Cactus da Ufersa apresenta carro baja mais leve e competitivo

Estudante 11 de outubro de 2017. Visualizações: 2888. Última modificação: 11/10/2017 09:14:56

Equipe Cactus da Ufersa pronta para as competições com o novo carro baja / Foto Assecom

Uma novidade do Baja da Ufersa é o sistema de direção que agora oferece uma resposta melhor ao piloto / Foto Assecom

Capitão da equipe, Cauê Coelho falando do Baja para todos os convidados / Foto Assecom

A Equipe Cactus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido apresentou na noite desta terça, dia 10, o novo modelo do carro baja que irá disputar as competições regionais e nacional da categoria. O lançamento aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho com a presença de todos os integrantes da equipe e do Coordenador do Baja, o professor Zoroastro Vilar. Também acompanharam a solenidade o Pró-Reitor de Graduação, o professor Rodrigo Codes, os Diretores dos Centros de Engenharia e de Ciências Exatas e Naturais, os professores Alan Martins e Rafael Castelo, respectivamente; e o Chefe do Departamento de Engenharia e Tecnologia, o professor Manoel Quirino Júnior.

Segundo o capitão da equipe, o estudante Cauê Coelho, o novo baja da equipe Cactus está mais leve, principalmente no sistema de transmissão e também está com um sistema eletrônico mais eficiente mostrando ao piloto novos comandos como a medição do nível de combustível do carro, por exemplo. Outra novidade do carro Baja da Ufersa é o sistema de direção que agora oferece uma resposta melhor. Todos esses incrementos devem deixar o carro mais competitivo nas competições.

O primeiro desafio do Baja será em novembro com a realização da competição regional que acontece em Salvador – BA. Em fevereiro acontece a etapa nacional em São Paulo. Segundo o professor Zoroastro, o carro está melhor e mais competitivo. “Quem sabe vocês não estão diante de um carro que vai participar do mundial”, falou otimista o professor Zoroastro.

Além da apresentação do carro, a noite também foi de agradecimento e confraternização. A equipe ressaltou a importância dos 22 patrocinadores que acreditam no projeto e também o apoio que recebe dos pais, amigos e da instituição para fazer bonito com o Baja.

A equipe Cactus foi formada em 2009 e nesses anos já conquistou inúmeros prêmios e reconhecimentos em nível nacional. Atualmente a equipe conta com 24 integrantes, todos alunos da Ufersa dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.