Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Conheça e faça parte da Plataforma Ufersa 360º

Pesquisa 10 de outubro de 2017. Visualizações: 2300. Última modificação: 10/10/2017 12:26:30

Tendo como objetivo facilitar a visualização da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação existente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e disponibilizar essa informação para o universo acadêmico e empresarial, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa, em parceria com a SUTIC e com apoio da PROPPG, está desenvolvendo a Plataforma Ufersa 360º. Com proposta inovadora, o software permite que as comunidades interna e externa conheçam melhor a infraestrutura laboratorial da Universidade, como também as competências científicas e tecnológicas de seus pesquisadores.

“Por meio desta plataforma, professores/pesquisadores podem divulgar as capacidades e instalações da Universidade. Estudantes podem encontrar facilmente um laboratório ou equipamento necessário para a continuidade de seus estudos. Empresas podem saber o que a Instituição oferece relacionado a serviços ou colaboração”, explica o Coordenador do NIT da Ufersa, professor Alex Araújo. A Ufersa 360º também tem como intuito o compartilhamento e o acesso de informações dos gestores da universidade para tomada de decisão sobre aquisições.

A plataforma foi desenvolvida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e foi apresentada durante a 41ª Oficina e Treinamento Mão-na-Massa “Política Nacional de CT&I Aplicados às MPE”, realizada pela Rede NIT–NE, em Aracaju, Sergipe. Segundo o professor Alex, a ideia chegou na Ufersa por meio de uma bolsista do NIT que participou desse treinamento e apresentou a importância do software para a Instituição.

“Por meio desta plataforma, professores/pesquisadores podem divulgar as capacidades e instalações da Universidade. Estudantes podem encontrar facilmente um laboratório ou equipamento necessário para a continuidade de seus estudos. Empresas podem saber o que a Instituição oferece relacionado a serviços ou colaboração”.

Coordenador do NIT da Ufersa, professor Alex Araújo.

A plataforma já foi implementada na Ufersa, mas ainda está em fase de teste. Para que a implementação fosse possível, os bolsistas do NIT fizeram um levantamento dos dados de infraestrutura e competência de CT&I da Universidade e inseriram essas informações na plataforma.

Faça parte da Ufersa 360º

O desenvolvimento da plataforma conta com a participação e o engajamento da comunidade ufersiana por meio do preenchimento do Formulário de cadastro com o fornecimento de informações completas com os dados dos pesquisadores e da infraestrutura (laboratórios e equipamentos) da Universidade. Quem se cadastra na plataforma, tem acesso as suas atualizações. “Atualmente, estamos populando o banco de dados da Plataforma Ufersa 360º com informações de diversos usuários colhidas pelo formulário do NIT”, ressalta o Coordenador.

Suporte no preenchimento do cadastro 

Em caso de dúvida sobre o preenchimento do Formulário, o usuário pode entrar em contato com o NIT que irá fornecer o suporte necessário pelo e-mail nit@ufersa.edu.br