Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Segue até sexta-feira, dia 27, Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido na Ufersa

Extensão, Responsabilidade Social 13 de setembro de 2017. Visualizações: 3086. Última modificação: 23/10/2017 17:15:12

Ufersa Portas Abertas é uma iniciativa que recebe estudantes de escolas da região para visitar os campi e faz parte da programação da Semana | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Pela segunda vez, a Ufersa realiza a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido como evento oficial da SNCT no Rio Grande do Norte. A iniciativa é organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Auditório lotado durante a programação da edição 2016 da feira / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Este ano o tema da SNCT é A Matemática está em Tudo. O coordenador da proposta, o professor Felipe Ribeiro, afirma que a construção do projeto foi feita baseada na experiência de 2016, pensando no que se poderia melhorar, fazer diferente e dentro da temática da Semana. “Sabíamos que precisaríamos de uma proposta coesa e de qualidade, pois seria selecionada apenas uma por Estado. Felizmente recebemos uma excelente avaliação e, em função do pouco tempo que temos, mesmo antes do resultado final já estávamos nos articulando com professores da área de matemática e de outras áreas para preparar as atividades”, explicou Felipe.

A Semana acontece oficialmente de 23 a 28 de outubro, mas desde o mês de agosto que já ocorrem eventos preliminares dentro da iniciativa “Ciência Móvel” nas cidades de Assú, Angicos, Apodi, Pau dos Ferros e Umarizal juntamente com as Feiras de Ciências Regionais organizadas pelas Direções Regionais de Educação. O professor Ronildo Nicodemos reuniu uma equipe de alunos para preparar a Mostra Interativa de matemática nesses eventos.

PORTAS ABERTAS

Esse ano, novamente, ocorrerá o Ufersa Portas Abertas. Em 2016, a iniciativa recebeu mais de mil estudantes de escolas da região para visitar as instalações dos Campus de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros e conhecer as oportunidades de graduação que a Ufersa oferece.

A professora Ana Carla Diógenes, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, relata que o “Ufersa portas abertas” foi um sucesso e acredita que novamente esse ano receberá muitos jovens que ao conhecer os laboratórios da Universidade sairão decididos a estudarem na Ufersa.

Nos campi de Mossoró, Caraúbas e Pau dos Ferros as atividades ocorrerão no dia 24 de outubro. Em Mossoró, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer as instalações do campus do IFRN. As inscrições para oferecer atividades em sua unidade durante o Portas Abertas podem ser feitas clicando aqui.

Já no Campus de Angicos, as atividades começaram com a V Semana de Ciência e Tecnologia de Angicos, a Secitec. Mais de 40 atividades estão sendo apresentadas no campus. Dentre elas, 4 atividades são relacionadas a matemática, com exposição de materiais concretos, tangram, ensino de frações e ábaco. Outras informações do projeto Ufersa Portas Abertas aqui.

FESTIVAL DE CURTAS

A 2ª edição do Festival Curtas Ciência do Semiárido tem o objetivo de promover e suscitar reflexões sobre o tema da SNCT, buscando mais uma vez aprimorar e desvendar novos cineastas do semiárido potiguar. Serão exibidos uma seleção de documentários realizados em 2017, com o tema “A matemática está em tudo e que não tenham participado de processos seletivos de outros festivais. O Festival é aberto a servidores, alunos e a comunidade em geral. Para ler as regras e inscrever seu documentário clique aqui.

FEIRA DE CIÊNCIAS

Participantes da edição 2016 da Semana Nacional de C&T/ Foto Eduardo Mendonça Assecom

Outro evento consolidado durante a Semana será a VII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que reunirá mais de 200 trabalhos de estudantes da educação básica. Segundo a coordenadora da Feira, Cristiane Carvalho, esse ano a novidade é a parceria com as redes municipais de Mossoró, Florânia e Porto do Mangue. Para o professor Carlos Eduardo Alves, um dos organizadores da Feira, mesmo diante das dificuldades com os recursos, a Feira conseguiu aprovar uma proposta no edital de eventos do CNPq. “Isso vai possibilitar que continuemos a oferecer um evento de alto nível para os jovens cientistas do semiárido e que eles continuem brilhando em nível nacional e internacional como vem ocorrendo”, destacou o professor. Para saber mais sobre a feira acesse o site oficial do evento clicando aqui.

TEATRO CIENTÍFICO

Uma das novidades da SNCT desse ano é o Teatro Científico. O professor Francisco Souto, juntamente com o grupo de teatro “Os Reagentes”, do Campus de Angicos, está preparando uma peça em torno do tema da Semana que será apresentada durante o evento. A ideia é fazer uma peça que traga conceitos matemáticos e consiga conversar com a comunidade. O texto e a atuação ficarão por conta de alunos de graduação do grupo teatral.

FIC SEMIÁRIDO

Estudantes são premiados durante dição 2016 da Semana Nacional de C&T / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Outra novidade é o Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido (FIC Semiárido) realizado em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. A professora Celicina Azevedo ressalta que a parceria com as instituições Creative Learning Fellow do MIT Media Lab e com a Fundação Lemann irá possibilitar revelar talentos em aprendizagem criativa no Semiárido. “Com certeza temos muitos professores e estudantes que desenvolvem práticas inovadoras e criativas para o aprendizado nas mais diversas áreas do conhecimento”, explicou Celicina. Esse ano o foco é a matemática, mas a participação não se restringe apenas a essa área. Qualquer pessoa que tiver desenvolvido um produto, método ou publicação, que atenda aos princípios da aprendizagem criativa pode se inscrever para participar da Mostra Interativa do FIC e terá a oportunidade de apresentar sua invenção durante a SNCT para milhares de pessoas. Para saber mais e se inscrever para a mostra interativa clique aqui.

CICLO DE PALESTRAS E OFICINAS MÃO-NA-MASSA

Ao longo da semana ainda serão promovidas palestras, mesas-redondas e debates dentro de oficinas denominadas “mão-na-massa”. A ideia está sendo organizada em torno de assuntos relacionados à temática da SNCT e será aberta à população em geral nos locais de grande concentração de público nos eventos preliminares e no evento principal ao longo dos dias 23 e 27 de outubro de 2017. As palestras tratarão do tema da SNCT sob diferentes abordagens e prioritariamente tem como público-alvo professores e estudantes da educação básica.

Uma das palestras principais será proferida pelo professor de matemática goiano Greiton Toledo, ganhador do Prêmio Nacional Educador Nota 10 em 2016 com o projeto “Matemática e games? Eis a questão!”. Para conferir a programação clique aqui.

PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Ao longo da Semana ocorrerá também o VI Encontro Regional de Educação Matemática (EREM) e o VI Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN. Com isso, os professores de matemática terão a oportunidade de conferir uma programação especial destinada a eles com o tema: A Reforma Escolar na Educação Básica. Para o professor Ricardo Braz, coordenador do evento, será interessante a realização dos eventos em conjunto, pois tanto quem estará no EREM quanto na SNCT terá oportunidade de participar de uma serie de atividades. Para saber mais sobre o evento acesse o site oficial clicando aqui.

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Para comemorar a matemática, professores da matemática estão organizando uma exposição sobre a História da Matemática. A exposição será no Expocenter, aberta ao público e a ideia é mostrar o desenvolvimento da matemática como ciência ao longo dos séculos e sua importância no dia a dia das pessoas. O objetivo é levar a exposição a outros municípios também após a semana, segundo a professora Andrea Moura. A equipe também está preparando um gibi que tratará do tema e será distribuído ao longo da Semana aos visitantes.

Todas as atividades da SNCT são organizadas pela comunidade acadêmica da Ufersa, em parceria com UERN, IFRN, SEEC/RN, DIRECs e secretarias de educação municipais de diversos municípios do Estado. O evento tem visitação gratuita e é aberto ao público em geral. Em breve a programação oficial com todas as atividades será divulgada e a expectativa é receber 3 mil pessoas durante os 5 dias de realização.

Estudantes da rede pública de ensino participam do Ufersa Portas Abertas | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Atividades da edição 2016 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufersa | Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Atividades da edição 2016 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufersa | Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Atividades da edição 2016 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufersa | Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Atividades da edição 2016 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufersa | Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Estudantes da rede pública de ensino participam do Ufersa Portas Abertas | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Estudantes da rede pública de ensino participam do Ufersa Portas Abertas | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa