Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Decreto de criação da ESAM completa 50 anos

Reconhecimento 18 de abril de 2017. Visualizações: 5248. Última modificação: 18/04/2017 18:23:30

Primeira turma de formandos no curso de Agronomia pela ESAM, em 1971 | Foto: Acervo Ufersa

Há exatos 50 anos, no dia 18 de abril de 1967, a Prefeitura Municipal de Mossoró publicara o Decreto de número 003/67 assinado pelo então chefe do executivo, o prefeito Raimundo Soares de Souza, criando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. O ato é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – INDA, à época, presidido pelo mossoroense Dix-huit Rosado Maia, que assegurou a totalidade dos recursos necessários.

O sonho de ver uma escola superior em Mossoró, no entanto, é ainda mais antigo. Em um discurso pronunciado durante a transformação da ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em agosto de 2005, o agrônomo Jerônimo Vingt-un Rosado, relembra que tudo começou quando nos anos de 1860/70 chegou a Mossoró o industrial suíço Johan Ulrich Graff encabeçando a luta por uma estrada de ferro ligando o litoral do Rio Grande do Norte ao rio São Francisco.

Durante 172 noites assisti a construção do primeiro edifício, aquele que seria inaugurado pelo presidente Artur da Costa e Silva

Memórias de Vingt-Un Rosado durante discurso de transformação da ESAM em UFERSA
Em um texto publicado em 1876, o visionário defende a importância da obra para o desenvolvimento do Estado e, já naquela ocasião, prospecta a criação de uma escola de agricultura na cidade. A semente plantada por Ulrich Graff germinou em Vingt-un Rosado Maia, que articulou a criação da Instituição.

Criada oficialmente em abril de 1967, a ESAM foi inaugurada no dia 22 de dezembro do mesmo ano. Dois anos depois passa a incorporar a Rede Federal de Ensino Superior na condição de autarquia em regime especial. O curso de Agronomia foi o primeiro autorizado a funcionar, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968 e, em seguida, Medicina veterinária, criado em 1994.

Trinta e oito anos depois, em agosto de 2005, a ESAM é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido e, hoje, se consolida como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. São 40 cursos de graduação distribuídos por 4 campi em diferentes cidades, sendo 21 deles em Mossoró, que continua sediando o centro administrativo da Universidade, e ainda 5 cursos em Angicos, 7 em Caraúbas e 7 em Pau dos Ferros.

Reprodução do Decreto 003/67, da Prefeitura Municipal de Mossoró, que cria a ESAM. Clique para ampliar a imagem |Foto: Acervo Ufersa

Em mensagem enviada à comunidade acadêmica, o reitor professor José de Arimatea de Matos destaca a importância dos sonhos como motivador para o crescimento da Instituição ao longo destas cinco décadas, bem como o papel protagonista de todos que constituem a Universidade.

Leia AQUI a íntegra da Mensagem.

COMEMORAÇÕES –

Durante todo o ano de 2017, a Universidade irá celebrar os 50 anos de história da ESAM/UFERSA com uma intensa programação mensal. O marco inicial foi dado no último dia 4 de abril com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, iniciando sua turnê 2017 por Mossoró.

No canal da Ufersa no Youtube, assista a reportagem “Música nos 50 anos” sobre o concerto
Acompanhe a programação de comemorações pelos 50 Anos de ESAM/UFERSA
Saiba mais sobre a criação da ESAM e sua transformação em UFERSA
Nas Redes Sociais, comemore nossa História usando as hashtag #EsamUfersa50Anos (Facebook, Twitter e Instagram)

Imagem ilustrativa usa nas Redes Sociais em alusão às comemorações de 50 Anos da ESAM/UFERSA