Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Plano de Dados Abertos é implantado na Ufersa

Gestão 17 de novembro de 2016. Visualizações: 4637. Última modificação: 11/01/2017 10:12:44
Comissão apresentando o Plano de Dados Abertos da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Comissão apresentando o Plano de Dados Abertos da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Equipe de Gestão acompanhando a apresentação do Plano de Dados Abertos / Foto Eduardo Mendonça

Equipe de Gestão acompanhando a apresentação do Plano de Dados Abertos / Foto Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido apresentou nesta quinta o Plano de Dados Abertos referente ao biênio 2016 – 2018. O documento faz parte das Políticas de Transparência Pública e atende à Lei de Acesso a Informação e a outras Instruções Normativas em execução pelo Governo Federal.

O Plano de Dados Abertos da Ufersa foi apresentado ao Reitor, José de Arimatea de Matos, ao Vice-Reitor, José Domingues Fontenelle Neto, e aos pró-reitores que compõem a gestão. O documento foi desenvolvido por uma comissão formada pelos servidores Carlos Eugênio Neto (responsável Serviço de Informação ao Cidadão), Moacir Franco (Pró-Reitor Adjunto de Planejamento), Kléber Jacinto e Ênio Lopes Sombra (Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – SUTIC). O objetivo do Plano é promover a abertura dos dados da Ufersa à comunidade. Em outras palavras, o documento possibilita que qualquer cidadão tenha acesso às informações da Universidade, como número de alunos, de cursos, quantidade de servidores, entre outros.

Comissão responsável pela criação do Plano de Dados Abertos da Ufersa / Foto cedida

Comissão responsável pela criação do Plano de Dados Abertos da Ufersa / Foto cedida

Com o documento, cada setor ficará responsável pelas atualizações por meio dos Sistemas da Ufersa. A disponibilidade do conteúdo se dará por meio do link http://dadosabertos.ufersa.edu.br e também nos documentos oficiais da Universidade. As informações ainda estarão presentes no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br). Pelo cronograma, todos os dados estarão disponíveis a partir do dia 1º de janeiro de 2017, mas o Plano já está acessível para consulta no link.

O monitoramento do Plano ficará sob a responsabilidade do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação – CGTI e a comunidade poderá participar com sugestões e informações por meio dos canais da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC).

“A elaboração do Plano de Dados Abertos favorece o fortalecimento do direito à participação social por meio do acesso à informação e a cultura da transparência pública. Estamos vivenciando um marco histórico em que a informação está no cerne da construção de um espaço público democrático de participação e controle da administração pública pela sociedade”, comentou Carlos Eugênio Neto, integrante da Comissão responsável pelo Plano.