Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitor da Ufersa se reúne com prefeito eleito de Angicos em busca de novas parcerias

Gestão 4 de novembro de 2016. Visualizações: 3596. Última modificação: 04/11/2016 09:31:07
Reunião aconteceu no Campus da Ufersa na cidade. O mesmo deve acontecer nas outras cidades onde a Ufersa está presente / Foto Assecom

Reunião aconteceu no Campus da Ufersa na cidade. O mesmo deve acontecer nas outras cidades onde a Ufersa está presente / Foto Assecom

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, iniciou nesta quinta, 03, uma série de reuniões que deve fazer com os prefeitos(as) eleitos(as) nas cidades onde a Universidade Federal Rural do Semi-Árido está presente. O primeiro encontro foi com o Prefeito eleito de Angicos, Deusdete Gomes de Barros, no campus da Ufersa na cidade. Além do Reitor e do Prefeito eleito também estavam presentes o Diretor e Vice-Diretor da Ufersa em Angicos, os professores Araken de Medeiros Santos e Joselito Cavalcante, respectivamente; o Vice-Prefeito eleito, Miguel Pinheiro Neto; a Presidente da Câmara Municipal de Angicos, Natali Felipe; o professor Francisco Assis Rocha e o representante do DCE no campus, o estudante Cleiton Medeiros de Araújo.

Ufersa Angicos presente desde 2008 na região do Sertão Central / Foto Assecom Ufersa

Ufersa Angicos presente desde 2008 na região do Sertão Central / Foto Assecom Ufersa

Em quase duas horas de diálogo, os gestores da Ufersa e os futuros administradores de Angicos fizeram um balanço das atividades e mostraram a importância educacional, econômica e social da Ufersa na cidade. O Reitor Arimatea Matos apresentou números mostrando a força da Universidade na região do Sertão Central do RN. De acordo com o Reitor, o campus de Angicos conta hoje com 1.100 alunos matriculados nos 5 cursos de graduação (mesma quantidade de alunos da ESAM na época da transformação em Universidade em 2005), 92 professores, 32 técnicos administrativos e 28 servidores terceirizados. Contanto só com as bolsas e os auxílios dos alunos e os terceirizados o montante dos recursos empregados mensalmente na economia de Angicos chega a R$ 140 mil. O Reitor também destacou que a Ufersa está transformando Angicos numa cidade universitária. “Angicos pode ser classificada como um polo educacional com 10% de sua população na universidade, na Ufersa”, relatou o Reitor.

Reitor José de Arimatea de Matos "Queremos aumentar e melhorar a parceria com a Prefeitura de Angicos" / Foto Assecom Ufersa

Reitor José de Arimatea de Matos “Queremos aumentar e melhorar a parceria com a Prefeitura de Angicos” / Foto Assecom Ufersa

O Prefeito eleito Deusdete Gomes reconheceu a importância da Ufersa na região e disse que vai trabalhar para conseguir mais planejamento e aproximar mais o povo de Angicos da Universidade. O Prefeito destacou projetos que vai procurar fazer em parceria com a Ufersa como a Coleta Seletiva, a Central de Monitoramento para reforçar a segurança, melhorar a iluminação pública da cidade e estimular o turismo aproveitando os atrativos da região, como o Memorial Paulo Freire construído no Campus da Ufersa.

O representante do DCE no campus, Cleiton Medeiros, aprovou o encontro e também reforçou a necessidade do município fazer parcerias com os alunos da Ufersa. O estudante sugeriu ao novo prefeito construir abrigos para os universitários que aguardam os ônibus e estimular os estágios no município. “Eu acho que falta Angicos abraçar a Ufersa e a Ufersa abraçar Angicos. Aqui temos muitas oportunidades como aproveitar os alunos da Engenharia Civil a elaborar projetos de erradicação de casas de taipas, fazer praças hortas na cidade, temos muito potencial. Eu espero que a prefeitura trabalhe também para os alunos e que a cidade nos acolha bem”, comentou Cleiton.

Prefeito eleito de Angicos Deusdete Gomes / Foto Assecom Ufersa

Prefeito eleito de Angicos Deusdete Gomes / Foto Assecom Ufersa

O Reitor Arimatea reforçou o apoio à nova gestão e sugeriu uma maior e melhor parceria com a prefeitura no campo dos estágios. “Temos cursos de qualidade aqui em Angicos e queremos estimular esse potencial dos nossos alunos com a prefeitura. Temos certeza que muitos professores querem colaborar com os projetos da cidade”, considerou o reitor. Depois do encontro, ficou definido a elaboração de um Termo de Cooperação entre a Ufersa e a Prefeitura.

Além de Angicos, a Reitoria da Ufersa também planeja reuniões com os novos prefeitos de Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró.

Representante do DCE em Angicos Cleiton Medeiros
Presidente da Câmara Municipal de Angicos Natali Felipe
Diretor da Ufersa em Angicos Araken Medeiros