Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Equipe Cactus da Ufersa apresenta novo carro Baja

Estudante, Extensão, Pesquisa 24 de outubro de 2016. Visualizações: 3227. Última modificação: 24/10/2016 14:27:24
Equipe Cactus Baja da Ufersa / Foto cedida

Equipe Cactus Baja da Ufersa / Foto cedida

Modelo do novo Baja da Ufersa. O veículo vem com redução de engrenagem e um novo sistema de suspensão / Foto cedida

Modelo do novo Baja da Ufersa. O veículo vem com redução de engrenagem e um novo sistema de suspensão / Foto cedida

A Equipe Cactus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido apresentou na última semana a nova versão do carro Baja desenvolvido pelos integrantes da equipe. O CB16, como foi batizado, é um veículo off-road criado para competições em níveis regional e nacional. O lançamento do Baja aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e contou com a participação do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; do Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenelle Neto; do Pró-Reitor de Graduação, o professor Rodrigo Codes; do Diretor do Centro de Engenharias, o professor Alan Martins e do Coordenador do Projeto Baja, o professor Zoroastro Villar. Integrantes da equipe também compareceram e explicaram o novo modelo do carro.

Segundo o capitão da equipe, o estudante Tiago Melo, do curso de Engenharia Mecânica, o Baja 2016 da Ufersa vem com uma redução de engrenagem e um novo sistema de suspensão. O veículo também possui pneus maiores, o que vai facilitar a transposição de obstáculos. O design do novo Baja foi trabalhado de forma a contar um pouco da história de Mossoró com destaque para o episódio da Resistência do povo ao bando de Lampião.

A Equipe Cactus Baja tem o objetivo de construir um veículo off-road e também de oferecer experiência aos integrantes da equipe de forma a aproxima-los da vivência do mercado de trabalho. O Projeto Baja é bastante conhecido na Universidade e no município, e é um dos mais bem conceituados dentro da Engenharia Mecânica.

O Projeto começou a ser desenvolvido no ano de 2011 e, em apenas 3 anos, a equipe chegou ao TOP 10 do Brasil, na frente de equipes que tinham mais tempo de experiência e muito mais recursos.

A Equipe já tem um grande renome. Um exemplo disso é que um ex-integrante do Projeto e aluno da Ufersa hoje trabalha na empresa Ford. Ele foi contratado após uma apresentação do Projeto Cactus Baja, em uma das competições.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, parabenizou toda a equipe pelo trabalho e também agradeceu a confiança dos patrocinadores no projeto. “Aqui nós temos uma equipe que é Top 3 no Nordeste e Top 10 no Brasil, isso num universo de mais de 80 equipes. Parabéns à Equipe Cactus pelo trabalho, pelo novo carro e por levar, de forma brilhante, o nome da Ufersa para todo o Brasil”, comentou o Reitor.