Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Artigo da Ufersa sobre “Energia incidente em painéis elétricos” vence premiação nacional de Jornalismo

Reconhecimento, Responsabilidade Social 2 de outubro de 2015. Visualizações: 2796. Última modificação: 02/10/2015 09:03:17
Professor Humberto Fernandes (dir) com Edson Martinho, presidente da Abracopel |Crédito: Cedida

Professor Humberto Fernandes (dir) com Edson Martinho, presidente da Abracopel |Crédito: Cedida

O artigo técnico “Energia incidente em painéis elétricos – Estudo sobre energia incidente gerada por instalações sujeitas a arcos elétricos em ambientes industriais”, de autoria de um coletivo de professores e alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido integrou a lista de vencedores da nona edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo – Segurança nas Instalações Elétricas, da 6ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura e da 2ª edição do Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos.

O texto é assinado pelo professor Humberto Dionísio de Andrade, do curso de Engenharia de Energia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação; Victor de Paula Brandão Aguiar, Professor do curso de Engenharia de Energia e atualmente doutorando na UFC; Adelson Menezes Lima e Me. Ádller de Oliveira Guimarães, Professores do Campus de Pau dos Ferros e mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação; e Emmanuel Ramon Marques Dantas, Engenheiro da CHESF e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação.

O texto foi publicado na Revista O Setor Elétrico, edição 112, de maio deste ano. Os vencedores receberam uma medalha, um Tablet, além do exclusivo troféu criado pelo artista plástico Kiko Azevedo, do Ateliê Delphos. Acesse a íntegra do artigo

Os nomes dos vencedores das 11 categorias, entre eles a equipe da Ufersa, foram conhecidos na noite do último dia 29 de setembro, no auditório do Instituto de Engenharia de São Paulo. A iniciativa é uma ação da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel junto às diversas mídias para que os acidentes com eletricidade diminuam em todo o País.

O professor Humberto Andrade comenta a importância do momento para a sensibilização social para diminuir os acidentes. “A cerimônia tem por objetivo não apenas premiar, mas promover um encontro dos colegas que estarão ali não somente pela sua competência profissional, mas principalmente por sua consciência social”, diz ele, alertando ainda que, “juntos, profissionais de mídia, empresários e autoridades reforçam a importância de nossa luta pela segurança com a eletricidade. Luta que deve pertencer a todos”.

Saiba mais sobre a premiação

Finalista das 11 categorias da 9ª edição do Prêmio Abracopel

Finalista das 11 categorias da 9ª edição do Prêmio Abracopel