Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa prepara início das aulas no Núcleo de Línguas do Idiomas Sem Fronteiras

Ensino, Responsabilidade Social 12 de agosto de 2015. Visualizações: 3774. Última modificação: 18/08/2015 11:54:49

Idiomas Sem FronteirasA partir do dia 19 de agosto, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido inicia os cursos presenciais no Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras/IsF. As aulas acontecerão nos 4 câmpus da Ufersa – Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros – e atenderão neste primeiro momento cerca de 200 alunos, a maioria universitários e servidores da própria instituição.

Maria Isabela Tavares é aluna e umas das professoras selecionadas

Maria Isabela Tavares é aluna e umas das professoras selecionadas

Inicialmente, os cursos oferecidos serão o Preparatório para o TOEFL ITP e os de Leitura e compreensão de texto em língua inglesa com níveis básico e intermediário. Os professores-bolsistas, ministrantes dos cursos, foram selecionados a partir de um edital da CAPES, agência de fomento do IsF. O destaque é que umas das professoras aprovadas é aluna da Ufersa. Maria Isabela Tavares está cursando o 3º período de Letras-Inglês no câmpus Caraúbas e conseguiu a aprovação frente a outros candidatos que tinham graduação e até mesmo pós-graduação.

“Minha participação como professora no ISF- Inglês é, com certeza, um grande diferencial na minha formação acadêmica e profissional. Estou tendo a oportunidade de vivenciar os dilemas do trabalho docente no início da minha graduação, o que permite, desde cedo, a articulação da teoria estudada na Ufersa com a prática nos cursos presenciais do NucLi”, enfatiza Isabela.

Segundo a coordenadora do programa IsF – Inglês na Ufersa, professora Sandra Araújo Dias, as aulas serão uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer e se aprofundar na compreensão de inglês. Em setembro, serão ofertados cursos específicos de conversação, de ensino da oralidade por meio de filmes e séries estrangeiras e de aspectos culturais da vida em um campus universitário, sendo este último ideal para quem deseja concorrer a uma vaga do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.

“O IsF-Inglês é um programa de extrema importância e necessidade, pois promove a mobilidade de alunos e servidores da Ufersa para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, aperfeiçoamento e extensão em instituições de excelência no exterior. Além da mobilidade acadêmica, o IsF dá oportunidade para a aprendizagem e/ou o aperfeiçoamento das habilidades linguísticas, bem como o conhecimento de diversas culturas”, ressalta a professora Sandra.

Professora Elaine Cristina Forte Ferreira, coordenadora do IsF – Português

Professora Elaine Cristina Forte Ferreira, coordenadora do IsF – Português

É importante destacar que além dos cursos presenciais, o IsF-Inglês também abrange as seguintes ações especificas: teste de nivelamento e proficiência (TOEFL ITP) e Ensino de inglês online – My English Online (MEO). No primeiro semestre de 2015, a Ufersa ofertou 2.478 vagas para aplicação do TOEFL ITP nos quatro campi.

Além do inglês, o programa Idioma Sem Fronteiras da Ufersa está em fase de implantação do IsF – Português e na expectativa para iniciar os cursos presenciais de Língua Portuguesa para estudantes e visitantes de outros países que estejam na região. A professora Elaine Cristina Forte Ferreira é a coordenadora do IsF – Português e espera uma boa participação de alunos, assim como no inglês.

“A expectativa é a melhor possível, pois, além de propiciar exames de proficiência a alunos estrangeiros que desejarem ingressar em cursos de graduação e pós-graduação em nosso país, será uma grande oportunidade para toda a comunidade acadêmica que deseja ampliar os conhecimentos acerca da nossa língua materna”, explica a professora Elaine.

A expectativa do Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras é que outros cursos do IsF – Inglês e a implantação dos cursos presenciais do IsF – Português comecem a partir de setembro do corrente ano em todo território brasileiro.

Outras informações sobre o programa Idiomas Sem Fronteiras na Ufersa podem ser obtidas pelo e-mail: isf.ufersa@ufersa.edu.br.

Acesse a página para o Teste de Nivelamento do Programa
Acesse a página do Programa IsF