Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes de Pós assinam documento com Direitos e Deveres em encontro nacional

Estudante 11 de maio de 2015. Visualizações: 2239. Última modificação: 11/05/2015 17:20:41
Caravana de estudantes no Encontro Nacional dos Estudantes de Pós |Crédito: ANPG

Caravana de estudantes no Encontro Nacional dos Estudantes de Pós |Crédito: ANPG

Os estudantes da Pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estiveram representados durante a 24ª edição do Congresso Nacional dos Pós-Graduandos, em Brasília, que reuniu alunos atraídos pela Caravana Nacional em defesa da Ciência e Tecnologia e Políticas de Assistência aos Alunos dos cursos de Pós-graduação.

Antes de chegarem à capital nacional, , no entanto, cada instituição tratou de elaborar suas propostas por meio da criação de uma Associação dos Pós-graduandos (APG). Na Ufersa, desde meados de 2014 a categoria se organiza para consolidar a criação da entidade, que já dispõe de um Estatuto e a indicação de 8 membros. Eles trabalham atualmente em pautas como a articulação com a Reitoria para o subsídio em refeição no Restaurante Universitário.

Sílvio Roberto, doutorando da Ufersa |Crédito: Tiago Silveira

Sílvio Roberto, doutorando da Ufersa |Crédito: Tiago Silveira

Sílvio Roberto é doutorando do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água e foi ao Encontro representando à Federal do Semiárido. Em nome da classe, ele defendeu também uma Menção em apoio à Campanha Contra os Agrotóxicos e em favor da Vida. O encontro também serviu para aprovar um documento com direitos e deveres dos Pós-graduandos, o documento saiu do I Seminário Nacional de Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e perspectivas para a pós-graduação.

Mesa de debate do Encontro Nacional dos Estudantes de Pós |Crédito: ANPG

Mesa de debate do Encontro Nacional dos Estudantes de Pós |Crédito: ANPG

Entre as diversas mesas de debates, uma delas discutiu à “Democratização da Pós-Graduação e Mudanças no Perfil Socioeconômico dos Estudantes Superior brasileiro”. “É um debate importante porque é a partir do conhecimento do perfil da Pós-graduação no Brasil que as políticas públicas devem ser elaboradas com mais eficiência”, defende o doutorando Silvio Roberto.

Todas essas questões foram apresentadas em reunião com representantes do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.

Entre os resultados do encontro, um deles é considerado pela categoria como “histórico”. Trata-se da criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ciência, da Tecnologia e da Pós-Graduação. A Frente reúne parlamentares da câmara dos Deputados Federais e do Senado com o objetivo de fortalecer a produção científica, o desenvolvimento nacional e a valorização do pós-graduando.

Sílvio Roberto estima que cerca de 220 parlamentares tenham assinado o compromisso público com as pautas. Participaram das atividades mais de 100 pós-graduandos e representantes de mais de 40 APGs de universidades de todas as regiões do Brasil.

A Ufersa conta com 11 programas de Pós-graduação, que juntos somam aproximadamente 230 estudantes cursando Mestrado e Doutorado.

Conheça os Programas de Pós-graduação da Ufersa
Documento com Direitos e Deveres dos Estudantes de Pós
Saiba mais sobre a Entidade por meio do Facebook