Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa recebe prêmio por 2º lugar no Desafio da Sustentabilidade

Gestão, Reconhecimento 20 de abril de 2015. Visualizações: 2982. Última modificação: 20/04/2015 18:00:56
Reitor José de Arimatea recebe prêmio pelo 2º Lugar no Desafio da Sustentabilidade |Crédito: Sandro Damasceno/Cigesp

Reitor José de Arimatea recebe prêmio pelo 2º Lugar da Ufersa no Desafio da Sustentabilidade |Crédito: Sandro Damasceno/Cigesp

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se engajou massivamente no Projeto Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia, uma iniciativa do Ministério da Educação para premiar as instituições com maior votação em propostas inovadoras para o uso racional de água e energia elétrica.

O esforço da maratona deu tanto resultado que a Universidade Ficou em segundo lugar no ranking nacional das 63 Instituições de Ensino Superior credenciadas na competição. O prêmio de 1 milhão de reais foi entregue ao reitor José de Arimatea de Matos no último dia 15 de abril pelo ministro da Educação Renato Janine, durante o Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação no Setor Público (Cigisp).

Professora Diana Lunardi, uma das diretamente envolvidas na campanha

Professora Diana Lunardi, uma das diretamente envolvidas na campanha

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) assegurou a liderança da competição e recebeu o prêmio de R$ 2 milhões. Agora, as duas instituições deverão aplicar os recursos em projetos sustentáveis. “Durante a mobilização, docentes, discentes e técnicos-administrativos da Ufersa nos quatro Câmpus (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros) discutiram e realizaram inúmeras propostas de práticas sustentáveis para a redução da energia elétrica e água”, explica a professora Diana Lunardi, que esteve à frente da equipe de mobilização.

Prédio da Ufersa irão receber painéis solares

Laboratório montado para dar suporte aos interessados em participar com ideias

Laboratório montado para dar suporte aos interessados em participar com ideias

Em números – O desempenho da Ufersa no Prêmio Ideia é revelador desde o início da competição. A instituição chegou ao 5º lugar nacional logo na primeira semana da disputa. A maratona foi mantida mesmo no período de recesso acadêmico e, ao chegar no 2º lugar, uma força tarefa foi montada envolvendo 60 pessoas distribuídas pelas unidades.

Durante os dois meses da campanha, a Federal do Semi-Árido inscreveu aproximadamente 730 competidores, e dez deles concluíram o Desafio entre as 30 propostas mais acessadas da competição. Somente a proposta do Francisco Ferreira Filho, estudante do primeiro semestre de Ciência e Tecnologia, recebeu quase 57 mil pontos (6º lugar) com a sugestão de reuso da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado.

A Ufersa concluiu o Desafio da Sustentabilidade somando o montante de 2.398.211 pontos, uma diferença de 366 mil pontos a mais que o terceiro colocado.

Saiba mais –
Relembre a competição na Ufersa
Entenda a competição

Parte da equipe que enfrentou a maratona de votação. Atividades também em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

Parte da equipe que enfrentou a maratona de votação. Atividades também em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros