Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Engajamento da comunidade acadêmica assegura Ufersa entre as campeãs do Desafio da Sustentabilidade

Reconhecimento, Responsabilidade Social 6 de fevereiro de 2015. Visualizações: 2968. Última modificação: 06/02/2015 18:03:32
Laboratório montado para dar suporte aos interessados em participar com ideias

Laboratório montado para dar suporte aos interessados em participar com ideias

Uma verdadeira maratona em busca de ideias que gerem soluções sustentáveis para o uso racional da água e da energia elétrica movimentou a Universidade Federal Rural do Semi-Árido nos últimos 62 dias em que a comunidade acadêmica se envolveu no Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade.

Professora Diana Lunardi, uma das diretamente envolvidas na campanha

Professora Diana Lunardi, uma das diretamente envolvidas na campanha

A Iniciativa é do Ministério da Educação – MEC e contou com a adesão dos 63 Institutos Federais de Ensino Superior em uma dinâmica virtual a fim de colher sugestões e votação das melhores proposições. Cada interação gerava pontos para disputa do prêmio de até R$ 5 mil aos participantes. Já ao indicar as instituições, as mais votadas ganharão prêmio em dinheiro para desenvolver as ações sustentáveis.

A boa notícia é que o engajamento de toda a Ufersa deu bons resultados. A instituição terminou o período de votação nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em segundo lugar com o montante de 2.398.211 pontos, uma diferença de 366 mil pontos a mais que o terceiro colocado.

Francisco Ferreira assegura a 6ª posição geral com a proposta de reuso da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado

Francisco Ferreira assegura a 6ª posição geral com a proposta de reuso da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado

Mas até lograr esse êxito, o caminho foi longo, de muita estratégia e sensibilização de professores, técnicos e, sobretudo os estudantes que se desdobraram para, ponto a ponto, não deixar o ritmo de bom desempenho cair, mesmo em período de recesso acadêmico e fim de semestre letivo. Os primeiros resultados surgiram já na primeira semana, quando a Ufersa conseguiu emplacar-se entre as 10 instituições mais votadas.

Resultado que em poucos dias saltou para quinta colocação e, por mais tempo, cravou-se na terceira posição. Foi preciso uma verdadeira força tarefa para elevar o quantitativo de pontos da instituição, que conseguiu o segundo lugar depois de um trabalho envolvendo 60 pessoas distribuídas pelo Câmpus Central, em Mossoró, e também em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Os números são reveladores. Durante os dois meses da campanha, foram aproximadamente 730 inscritos. Desses, a Ufersa aparece em um terço das 30 ideias mais votadas, entre elas está a proposta do estudante Francisco Ferreira Filho. Matriculado no primeiro semestre de Ciência e Tecnologia, ele conseguiu quase 57 mil pontos (6º lugar) ao sugerir o aproveitamento da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado para o reuso.

O resultado final do Prêmio Ideia só será divulgado oficialmente pelo MEC no dia 3 de março, mas os motivos para a comemoração já estão garantidos, conforme as palavras da professora Diana Lunardi. “Alcançar a posição de segundo lugar na terça-feira, dia 3, às 11h, e o encerramento do Desafio, na quinta-feira, às 11h, foram dois dos momentos mais emocionantes para toda a equipe”, pontua Lunardi.

Participação de todos foi decisivo

Quadro com o resultado da comunidade acadêmica da Ufersa: 10 nomes entre os 30 primeiros lugares

Quadro com o resultado da comunidade acadêmica da Ufersa: 10 nomes entre os 30 primeiros lugares

A conquista é resultado da motivação de toda a Instituição que se envolveu no propósito de garantir a Ufersa como uma instituição ativa e participativa na busca por soluções sustentáveis

José de Arimatea, reitor da Ufersa
As duas Universidades Federais mais votadas foram a Universidade Federal do Piauí e a Ufersa, que receberão, respectivamente, 3 e 1 milhão reais para serem aplicados em iniciativas de sustentabilidade dentro da instituição. Lembrando que todas as propostas estão relacionadas ao uso racional da água e da energia elétrica.

Se a maratona foi grande dentro na Universidade, a teia de ideias se estende a números surpreendentes quando envolvemos a participação das 63 Universidades Federais do País que aderiram ao desafio proposto em edital lançado pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. A campanha tem por objetivo envolver as instituições federais de ensino por meio da análise de propostas inovadoras.

O reitor José de Arimatea participou ativamente da campanha motivando os setores da Ufersa a colaborarem, inclusive em visitas aos câmpus para explicar o projeto e pedir o engajamento da comunidade. “A conquista é resultado da motivação de toda a Instituição que se envolveu no propósito de garantir a Ufersa como uma instituição ativa e participativa na busca por soluções sustentáveis, sobretudo nesse momento delicado que passa o Brasil”, argumenta o reitor.

Multimídia

Acompanhe a Home Page do Desafio
Veja o vídeo produzido pelo Ministério da Educação e entenda o Desafio da Sustentabilidade.

Ilustração do Ministério da Educação com o passo a passo para participar do desafio

Ilustração do Ministério da Educação com o passo a passo para participar do desafio